https://pleno.news/ Paulo Moura
Prefeito que estava ao lado de Wellington Dias defendeu que "houve dupla interpretação" da fala
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do governo Lula, Wellington Dias, fez uma declaração polêmica nesta semana ao sugerir que o objetivo da gestão federal é que a população troque a carteira de trabalho pelo cartão do Bolsa Família. A declaração ocorreu na última segunda-feira (27), durante o lançamento de um programa federal na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais.
O ministro fez a observação em meio a um discurso do prefeito de Salinas (MG), Kinca Dias (PDT), sobre superação da pobreza e geração de renda. Na ocasião, o prefeito disse: “Queremos cada vez mais, como foi dito pelo nosso ministro, que nós possamos, no futuro, trocar a carteira de trabalho”, ao que Wellington completou: “Pelo cartão do Bolsa Família, porque saiu da pobreza”. Kinca concluiu: “Esse é o nosso objetivo”.
A fala rapidamente repercutiu nas redes sociais, gerando críticas sobre a ideia de “trocar” um símbolo do emprego formal — a carteira de trabalho — por um cartão de benefício social. Após a repercussão, Kinca Dias se manifestou em suas redes sociais afirmando que “houve dupla interpretação” e que a intenção era defender justamente o inverso, ou seja, a troca do Bolsa Família pela carteira de trabalho.
– Quando eu disse que o nosso objetivo, que o objetivo do nosso presidente, é que a população troque a carteira de trabalho pelo cartão do Bolsa Família, é que o presidente quer que a população cada vez mais consiga emprego e não dependa mais do cartão Bolsa Família – disse.
