A ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), em parceria com a Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, realizou na última semana uma ação de inclusão voltada ao comércio local. O evento, intitulado "Como Receber Pessoas com TEA na Sua Empresa", teve como público-alvo empresários e comerciantes que desejam tornar seus estabelecimentos mais acolhedores para pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
A palestra foi ministrada por Marli Moretti, mãe atípica e especialista em Análise de Comportamento Aplicado ao Autismo. Com uma abordagem prática e sensível, Marli compartilhou orientações sobre como melhorar a experiência de compra para clientes com autismo, destacando a importância de ajustes simples no ambiente, na comunicação e no comportamento das equipes de atendimento.
Segundo Marli, pequenas mudanças no cotidiano das empresas podem gerar grandes impactos na inclusão e no bem-estar das pessoas com TEA, além de contribuir para um comércio mais acessível e humano. "É muito importante a iniciativa da ACISC e o apoio da Prefeitura de São Carlos. Foi um momento de troca de informações, reflexão e compromisso com a inclusão. Juntos podemos construir espaços mais justos e acolhedores para essa causa tão importante", completou a palestrante.
A iniciativa fez parte das ações promovidas durante o Setembro Verde, campanha nacional que reforça a importância da inclusão da pessoa com deficiência em todos os espaços sociais. Empresários e representantes do setor comercial participaram do encontro, demonstrando interesse em adotar práticas mais inclusivas.
O secretário da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, Rafael Almeida, destacou a importância da parceria. “Em parceria com a ACISC, realizamos essa palestra com a Marli Moretti, que de forma voluntária repassou muito conhecimento e aprendizado. Foi uma noite muito produtiva onde pudemos aprender como lidar com algumas situações atípicas que podem acontecer e também sobre a importância de ter os caixas preferenciais e os serviços da Secretaria, como o cartão Mais Acesso".
O evento reforçou o papel do comércio na promoção da acessibilidade e demonstrou o compromisso da ACISC e da Prefeitura em construir uma cidade mais justa e preparada para atender a todos os cidadãos.