https://portalleodias.com/ Ana Clara Andrade
Publicações ultrapanorâmicas e já estão sendo usadas de forma criativa por usuários e marcas
Se você usou o Instagram nesta semana, se deparou com publicações em um formato um tanto quanto inusitado, com fotos e vídeos ultrafinos. Logo surgiram especulações de que tudo não passava de um bug na rede social, mas, na verdade, trata-se de uma atualização lançada há alguns meses. O recurso funciona como uma espécie de banner cinematográfico, dando um novo ar às postagens no feed.
A Meta, empresa responsável pelo Instagram, não explicou a finalidade do recurso, mas confirmou que não se trata de um bug e sim de uma nova funcionalidade para os usuários explorarem a criatividade e se jogarem na novidade. Para usar o formato, é preciso redimensionar fotos e vídeos em 5120 × 1080 pixels. Dessa forma, eles aparecem ultrafinos e em estilo ultra panorâmico.
Veja as fotos
Mas atenção: é fundamental ajustar bem o enquadramento para que a imagem caiba na moldura estreita sem cortar cabeças ou outros elementos importantes. A novidade também vem sendo explorada de forma criativa e até humorística por muitos famosos e até empresas que aproveitam o formato para surfar na tendência como o GloboPlay.
Vale lembrar que a novidade é considerada mais um avanço do Instagram. Durante muitos anos, as publicações tinham formato e dimensões fixos, obrigando os usuários a recorrerem a bordas para que a foto coubesse inteira, sem precisar cortar nada ou ninguém. Agora, no entanto, a maioria dos conteúdos já se adapta automaticamente ao formato da imagem ou do vídeo, além do recurso panorâmico especial.