Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Rubio após sanção contra esposa de Moraes: “Que sirva de lição”

Publicada em: 23/09/2025 09:59 -

https://pleno.news/  Ana Luiza Menezes

Secretário de Estado dos EUA se manifestou por meio das redes sociais

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, se manifestou sobre a decisão do governo dos EUA de estender as sanções previstas na Lei Global Magnitsky à advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, e ao Instituto Lex, organização jurídica com vínculos familiares. Por meio das redes sociais, Rubio citou o ministro do STF, Alexandre de Moraes, a quem chamou de “violador de direitos humanos”.

Rubio recomendou ainda que a medida contra a esposa de Moraes deve servir de alerta para outros que ameaçam os interesses dos EUA.

– Os Estados Unidos estão sancionando uma rede de apoio fundamental ao violador de direitos humanos Alexandre de Moraes, incluindo sua esposa e sua holding, o Lex Institute. Que isso sirva de alerta para outros que ameaçam os interesses dos EUA protegendo e facilitando a atuação de atores estrangeiros como Moraes: vocês serão responsabilizados – escreveu.

As sanções contra Viviane foram anunciadas, nesta segunda-feira (22), no site do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos. As penalidades já haviam sido aplicadas a Moraes em 30 de julho.

O Instituto Lex, com sede em São Paulo, atua na área de capacitação jurídica e oferece serviços voltados ao desenvolvimento profissional de operadores do Direito, conforme descrito em seus canais oficiais.

Com as sanções, todos os eventuais bens de Viviane nos Estados Unidos estão bloqueados a partir de agora, assim como qualquer empresa que esteja ligada a ela.

A medida seria apenas o primeiro passo de um possível conjunto mais amplo de sanções, que poderá atingir outras autoridades e setores no Brasil.

O canal da Embaixada dos Estados Unidos, no WhatsApp, também divulgou um comunicado de Rubio. O texto diz que Moraes criou um “sistema complexo de censura”.

Leia o texto na íntegra:

Aplicando sanções à rede de apoio do juiz Alexandre de Moraes

 

Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio
22 de setembro de 2025

Hoje, os Estados Unidos estão sancionando os apoiadores do ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Alexandre de Moraes, incluindo sua esposa, Viviane Barci de Moraes, e sua empresa, Lex Instituto. Moraes foi sancionado em 30 de julho por graves violações de direitos humanos. Ele usou sua posição para instrumentalizar os tribunais, autorizar detenções preventivas arbitrárias e reprimir a liberdade de expressão.

Essas sanções se somam a uma série de ações tomadas pela Administração Trump para responsabilizar Moraes por abusar de sua autoridade, criar um sistema complexo de censura, atacar abertamente oponentes políticos e cometer graves violações de direitos humanos. Aqueles que protegem e auxiliam atores estrangeiros malignos como Moraes ameaçam os interesses dos EUA e serão responsabilizados.

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...