"Eles não se importam com quantas pessoas na Ucrânia estão sendo mortas", disse o republicano.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta segunda-feira (4), que aumentará as tarifas para as exportações da Índia em retaliação porque, segundo ele, esse país continua comprando “quantidades massivas” de petróleo da Rússia.
– Por isso, vou aumentar substancialmente a tarifa que a Índia paga aos EUA – afirmou Trump, na rede social Truth Social, sem detalhar o valor exato da taxa.
O chefe de Estado norte-americano denunciou que a Índia “não só compra quantidades massivas de petróleo russo, mas também vende grande parte do petróleo adquirido no mercado aberto com grandes lucros”.
– Eles não se importam com quantas pessoas na Ucrânia estão sendo mortas pela máquina de guerra russa – lamentou.
A Índia, terceiro maior importador de petróleo do mundo, adotou uma postura neutra e pragmática na guerra da Ucrânia e passou de importar menos de 2% de seu petróleo da Rússia para mais de um terço, tornando esse país o principal fornecedor e aproveitando os descontos oferecidos.
Como parte da guerra comercial, Trump impôs uma tarifa de 25% sobre produtos indianos essenciais e, embora oficialmente tenha vinculado isso a supostos “desequilíbrios comerciais” entre os dois países, ele atribuiu essa tarifa ao comércio de energia entre Índia e Rússia.
Apesar da crescente pressão dos EUA, o governo da Índia defende a importação de petróleo da Rússia como uma decisão de “interesse nacional” e uma ação que contribui para a estabilidade energética global.
Trump, cada vez mais frustrado com a recusa do presidente russo, Vladimir Putin, em parar os combates na Ucrânia, deu na última terça-feira (29) um novo ultimato de dez dias ao Kremlin para que declare uma trégua.