Suspeito já teria sido identificado pela polícia local
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que um homem entra em uma igreja vazia, vai até o altar e, inesperadamente, coloca uma bomba no local. Em seguida, ele sai correndo, e o artefato explode logo depois. O caso aconteceu na última quarta-feira (30/7), na Paróquia Santo Estanislau, em Itaiópolis, Santa Catarina.
As imagens, registradas por câmeras de segurança dentro da paróquia, mostram o momento exato em que o homem entra na igreja. Após verificar se não havia ninguém por perto, ele se dirige ao altar e o que poderia parecer uma simples prece, se revela um atentado.
O suspeito coloca uma bomba escondida sob uma toalha e, rapidamente, sai do local. Poucos segundos depois, o artefato explode, e é possível ouvir o barulho da detonação. Além do homem, não havia mais ninguém na igreja no momento do ataque, e não há informações sobre feridos.
Nas redes sociais, a paróquia publicou uma nota assinada pela arquidiocese de Joinville, lamentando o ocorrido. “A referida igreja, além de ser patrimônio histórico tombado em nível estadual e federal, e também um espaço de fé, oração e encontro com Deus, que representa a tradição religiosa e cultural da comunidade local”, declararam.
No comunicado, eles pedem orações e reafirmam a confiança nas autoridades para esclarecer os fatos. De acordo com informações do SBT News, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) já identificou o homem responsável pela ação, e ele deve responder pelos crimes de dano qualificado e vilipêndio de objeto de culto religioso, que pode render até um ano de detenção e multa.