https://pleno.news/ Publicado em 21/05/2025

Em audiência, na última segunda-feira, ministro disse que não permitiria circo no tribunal dele

Durante durante audiência das testemunhas arroladas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelas defesas dos réus do Núcleo 1 da suposta trama golpista, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se irritou com o advogado Eumar Novak, responsável pela defesa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

Após o advogado repetir o questionamento sobre a participação de Torres em reuniões com a presença do general de Exército Marco Antônio Freire Gomes, Moraes disse que não permitiria “circo” em seu tribunal.

– Não estamos aqui para fazer circo. Não vou permitir que Vossa Excelência faça circo no meu tribunal. Não adianta ficar repetindo seis vezes a mesma pergunta – disse o ministro.

A fala do magistrado gerou críticas por parte de políticos e juristas. O advogado constitucionalista André Marsiglia, que também é colunista do Pleno.News, apontou que, de fato, “não é o povo o dono do circo”.

– Engraçado, como o STF está previsto na Constituição e ela foi elaborada por parlamentares, representando o povo, achei que o tribunal fosse nosso. Mas, tem razão, ministro, não é o povo o dono do circo.

Além dele, a doutora em Direito Érica Gorga foi às redes sociais para dizer que “acabamos de descobrir que o STF já foi privatizado”.

– Acabamos de descobrir que o STF já foi privatizado, justamente durante um governo de esquerda que se diz contra a privatização. E, nesse caso, de maneira inconstitucional. Isso sim é um circo.

Para o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), Moraes “cospe na Constituição”

– O cara cospe na Constituição, chama o tribunal de seu e o Senado caladinho. Era um impeachment pra esse mimado ficar no lugar dele.

Quem também criticou a reação de Moraes foi o deputado estadual Gil Diniz (PL-SP). Ele citou ainda o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos Estados Unidos e só retornará ao Brasil depois que Moraes “for sancionado” pelo governo americano.

– “MEU TRIBUNAL”? NOSSO REPÚDIO! Mais uma fala absurda do Alexandre de Moraes, se referindo ao STF como “meu tribunal”. Uma confissão escancarada daquilo que há tempos denunciamos: o aparelhamento da Justiça por figuras que se acham acima da lei, do povo e das instituições. Eles acreditam que podem tudo — prender, calar, intimidar — mas nós não vamos nos curvar. Não vamos abandonar a trincheira. Quero também registrar aqui minha admiração pelo trabalho que o deputado federal
@BolsonaroSP está fazendo fora do país. Ele abriu mão da convivência com a família, do mandato, do salário, para denunciar os abusos do nosso Judiciário e buscar apoio internacional. Eduardo, você tem meu respeito, meu apoio e minhas orações. Essa luta é justa e necessária. O Brasil vai se levantar contra esses tiranos. E a liberdade vai vencer.

Deixe seu Comentário