Com o objetivo de tornar Ribeirão Preto mais sustentável e ampliar a conscientização sobre o descarte correto de resíduos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e em parceria com a Estre Ambiental, instalou uma máquina inteligente de coleta de resíduos recicláveis na Agrishow para testar o modelo que será implantado na cidade ainda este mês. Durante os cinco dias do evento, o equipamento esteve disponível no estande da Prefeitura e coletou quase 3.500 embalagens que, normalmente, seriam descartadas em lixeiras comuns — como latas e copos plásticos.

 

“O nosso objetivo foi avaliar a aceitação da máquina pelo público, por isso escolhemos um grande evento para a fase de testes. O resultado foi positivo: o equipamento é tecnológico, intuitivo e de fácil uso, o que atraiu muitos visitantes. Além disso, o incentivo ao retorno financeiro também foi um diferencial importante”, afirmou a secretária de Infraestrutura, Juliana Ogawa.

 

As embalagens recolhidas foram destinadas à cooperativa Mãos Dadas. Cada unidade descartada gerou R$ 0,10, valor que pôde ser doado a instituições assistenciais ou resgatado pelos usuários.

 

A Prefeitura estuda agora os formatos de benefício que serão oferecidos aos moradores que utilizarem as máquinas. Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da região central da cidade, integrando o conjunto de ações voltadas à requalificação do Centro, com foco na sustentabilidade e inovação.

 

“O Centro de Ribeirão Preto é um local histórico de grande relevância. Já temos avançado com ações de zeladoria, manutenção e limpeza, mas o nosso objetivo é ir além, levando tecnologia e soluções inteligentes para transformar a cidade e prepará-la para os desafios do século XXI”, concluiu a secretária.

 

Funcionamento - O material reciclável é depositado na máquina e gera um valor, que pode ser creditado via PIX ou doado à Instituição GRAAC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer). A máquina inteligente tem como objetivo fortalecer a conscientização sobre o descarte correto de resíduos e promover a economia circular, permitindo que materiais recicláveis, como garrafas plásticas, latas de alumínio, aerossóis e tetra paks, sejam depositados de forma simples e eficaz.

Comunicação: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto 

Deixe seu Comentário